Chegamos finalmente a conferência que chamou mais atenção, e que de mais importante agitou a E3 deste ano. A Microsoft anunciou tanto novidades para o Xbox One, como a sua gama de exclusivos, realmente sendo a mais atrativa stand do evento. Sobrando até mesmo espaços, para apresentar as compatibilidades com o novo Windows 10 da empresa a ser lançado e serviços exclusivos a seus jogadores. Se eles apresentaram os melhores jogos da história, como dito pelos executivos, fica pela opinião de vocês leitores, mas só a notícia da retrocompatibilidade do One, já deixou um marco da empresa na conferência.
Halo 5: Guardians
O que falar de um jogo que eu não conheço a mili cotas, e considero pacas? Halo 5: Guardians em sua gameplay demo, mostrou um pouco do que já sabiamos sobre a história, Agente Locke perseguindo Master Chief. Da visão de Locke em sua perseguição, dão de cara com os Prometheans. A novidade é o modo Warzone, cooperativo formado por Inteligência Artificial. E “Team DeathMatch” de 12 jogadores, cada uma lideradas por Agente Locke uma e Master Chief outra.
Não da pra se concluir uma ideia da versão final de Halo 5; Guardians, além dos ótimos gráficos e o combate incessante da campanha. Apesar de estar a meses no máximo de ser lançado. Mas o jogo que tem master Chief tem sempre emoções e interesse de ser jogado.
Rise of the Tomb Raider
O tão falado exclusivo caixista. Rise of the Tomb Raider até agora está como exclusivo da empresa norte-americana. Apesar do rumor solto sobre o jogo no PS4. Cenas de Lara Croft escalando em plena avalanche, junto a um companheiro. O briefing do game mostra a jogabilidade clássica do game similar ao de seu antecessor Tomb Raider.
Forza Motorsport 6
Sobre o exclusivo de corridas da Microsoft, Forza Motorsport 6 foi apresentado junto com destaque para a volta do automóvel Ford Gt à franquia. E um novo ângulo para se correr. E claro, os gráficos cada vez mais detalhados, do motor, carroceria, adereços, dando continuidade a pegada de Forza na nova geração. Serão 26 circuitos disponíveis no jogo primeiramente. O jogo promete ser rodado a todo vapor no exclusivo Xbox One, 1080p a 60 fps.
Gears of War 4 e Ultimate Edition
Os gráficos imprssionam, mesmo se já eram espetaculares no 360, Gears of War 4 deixou no ar, uma reformulação na saga. Novo console, novos personagens, nova interface. O jogo chegará ao público, somente no ano que vem para o Xbox One.Tão novo, até mesmo para uma análise mais incisiva no assunto. prefiro esperar. O jogo está sendo desenvolvido pela The Coalition.
Mas em coisas “antigas” da para se falar. Mas que é sempre boa, falo de Gears of War: Ultimate Edition, com gráfico também no full (1080p a 60fps), vai nos deliciar com a campanha do primeiro Gears of War, e rememorar o começo da saga de Marcus Fenix de lá de 2006. Haverá ainda a beta multiplayer para os assinantes gold do Xbox One.
Dark Souls III
Macabro é o que definie esse trailer. criaturas rastejantes, um rei se apossando da coroa, e no final um gigante se levantando pronto para batalha! O tão esperado Dark Souls III foi anunciado, e oficialmente ainda é do Xbox One e de mais ninguém. Mais nada a se falar, pois na apresentação nenhuma nota sobre a jogabilidade foi comentada. O que pode indicar que o jogo ainda não está avançado em seu desenvolvimento! Ou não… fiquemos nas suposições.
Outros jogos
Destaque para Fable Legends, que tem sua data de lançamento marcada para o ano que vem, agitou com a jogabilidade interplataforma, PC e Xbox. E além do mais gratuitamente ao público. Entre outros jogos estão Below, Recruits, CupHead, jogo baseado em desenhos animados dos anos 30, Beyond Eyes, Tacoma, dos criadores do premiado Gone Home, e Ashen. Esses jogos fazem parte do projeto [email protected], para a divulgação de jogos e desenvolvedoras independentes.
E A RETROCOMPATIBILIDADE?
Não pense que esquecemos dela. A notícia mais importante da E3 2015, foi divulgada pela Microsoft. Os jogos do Xbox 360 poderão ser jogados no Xbox One sem maiores problemas. Já aparecendo na biblioteca de jogos, ou na seção de downloads do One, os jogos que o jogador possui no 360. Ou então bastando inserir o disco no console, no caso de mídia física, e instala-lo no HD. O serviço já foi testado no próprio evento, até mesmo na apresentação com Mass Effect, e a “emulação” funciona perfeitamente, até melhorando os gráficos levemente, diminuindo serrilhados.
Essa jogada da Microsoft promete ser direcionada aos donos de 360, acabarem logo a dúvida de qual caminho seguir na transição para a nova geração, mantendo-se no console caixista. Nada mágico, ou de outro mundo, esse novo sistema ser implementado. Evidentemente, nesta geração, a Microsoft tem como objetivo, tentar expandir o seu mercado de jogadores, muito concentrado nas Américas. Mas primeiramente, para crescer, tem de se manter, nada melhor que garantir essa manutenção, bancando ao jogador da geração passada, que ele não terá jogado em vão sua diversão de tantos anos na compra de um console da nova geração.
Controle Elite
No embalo, a Microsoft já apresentou o novo controle para o Xbox One. É o Elite, que deve vir com um preço salgado, ao preço de U$150, não convertermos, em razão de um dos nossos editores ter tido um infarto após saber dessa informação. São 469 dilmas para pagar.
Mas esse alto valor é compensado, talvez, por ser basicamente personalizável para cada jogador. Há travas de sensibilidade nos gatilhos e botões traseiros para aumentar o alcance de funcionalidades ao jogador no próprio controle. E o melhor de tudo, através de um software que rodará no One e Windows 10, ou por uma chavinha no próprio controle, você pode ajustar a disposição dos botões, mudar o Y com o A, ou o X com o B, entre outras.
Até poder trocar a peça do direcional, arredondada ou afundada é possível, como preferir. Além da tradicional cruzeta que poder ser substituída por um cursor circular.
Todo emborrachado na parte de segurar o controle, para evitar possível deslizes e aquele problema de mão suada e mais peças de metal por dentro, deixou o controle mais pesado. Como era de se esperar. Mas o custo benefício com certeza supera esses pequenos incomodos. Quer dizer, só os benefícios, porque o custo… Melhor já ir planejando como terá de vender sua família para conseguir comprar esse controle…
Windows 10 e Outras Funcionalidades
Mas nem só de Xbox One viveu o stand da Microsoft. A outra tão importante novidade é a compatibilidade novo Windows 10 com o controle elite. Podendo tranquilamente o jogador utilizar o joystick nas duas plataformas. E não é só. O tão falado Oculos RIFT, enfim está se concretizando. O óculos que promete representar toda uma experiência imersa no game ao jogador, através de cenários em hologramas e comando de voz e gestos ao jogo. Foi a grande atração na exibição da Microsoft, sendo testado com Fable legends. Na compra do RIFT, virá junto um controle do Xbox One, para manter a compatibilidade com o PC.Por fim, o EA Acess foi citado. Agora, os jogadores do Xbox terão preferência a lançamentos de jogos e conteúdos adicionais da Eletronic Arts antecipadamente. Além de receber versões de Titanfall e dragon Age: inquisition.
Se não foi a melhor apresentação da E3, pelo menos é a que deixou a todos nós mais animados, tenho certeza. Quem pode se ver antes da apresentação da Microsoft e depois, com certeza se dará conta de que estou falando. Entusiasmo lá no alto é pouco pelo que a empresa apresentou ao público.

Stand da Microsoft E3 2015